f COMO FAZER UMA RESENHA CRÍTICA ? ~ PROFESSORA LETICIA CALDERARO
facebookemail

11 de maio de 2007

COMO FAZER UMA RESENHA CRÍTICA ?


Resenha Crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra, acompanhada de uma avaliação crítica. Expõe-se claramente e com certos detalhes o conteúdo da obra para posteriormente desenvolver uma apreciação crítica do conteúdo.
A resenha crítica consiste na leitura, resumo e comentário crítico de um livro ou texto. Para a elaboração do comentário crítico, utilizam-se opiniões de diversos autores da comunidade científica em relação as defendidas pelo autor e se estabelece todo tipo de comparação com os enfoques, métodos de investigação e formas de exposição de outros autores.
Resenha crítica é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro feitos pelo resenhista.
A resenha crítica, em geral é elaborada por um cientista que, além do conhecimento sobre o assunto, tem capacidade de juízo crítico. Também pode ser realizada por estudantes; nesse caso, como um exercício de compreensão e crítica.
A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro ou artigo, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, a apresentar uma síntese das idéias fundamentais da obra.
O resenhista deve resumir o assunto e apontar as falhas e os erros de informação encontrados, sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo tempo, tecer elogios aos méritos da obra, desde que sinceros e ponderados.
Entretanto, mesmo que o resenhista tenha competência na matéria, isso não lhe dá o direito de fazer juízo de valor ou deturpar o pensamento do autor.

Estrutura da Resenha –

1. Referência Bibliográfica

Autor(es)
Título (subtítulo)
Imprensa (local da edição, editora, data)

2. Credenciais do Autor

Informações gerais sobre o autor
Quando? Por quê? Onde?

3. Conhecimento

Resumo detalhado das idéias principais
De que trata a obra? O que diz?
Possui alguma característica especial?
Exige conhecimentos prévios para entende-lo?

4. a) Julgamento da obra:

Como se situa o autor em relação:
- às escolas ou correntes doutrinárias?

b) Mérito da obra:

Qual a contribuição dada?

c) Estilo:

Conciso, objetivo, simples? Claro, preciso, coerente?
Linguagem correta? Ou o contrário?

d) Forma:

Lógica, sistematizada?

CONCEITO:

Lakatos e Marconi (1996, p. 90) afirmam que:

Resenha é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos. Resenha crítica é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do texto feito pelo resenhista.

Disponível em http://www.cesur.br/downloads/laudes/Adm._Comex/RESENHA_CRITICA.doc

59 comentários:

Cristina disse...

Obrigada pelas dicas... Foram muito valiosas para mim.
Qdo fazemos análise críticas de vários artigos tb usmos esta estrutura de resenha?
Obrigada

Jessica disse...

Nossa!!!,muito obrigada pelas dicas,minha professora nos mandou pesquisar sobre 7 livros classicos e fazer as resenhas,vc acha que em resumos de internet eu consigo informações suficientes para a resenha?Ou eu tenho q ler os livros,ate pq nesse caso,o tempo sera minimo (15 dias)....obrigada..
ate mais!

Professora Letícia Calderaro disse...

Cara Cristina,
sim, mesmo se você tiver que fazer uma análise de vários artigos você pode usar essa mesma estrutura. Verifique, no entanto, se seu professor pediu que você fizesse uma análise comparando os textos ou se as análises podem ser autônomas; isto é, críticas isoladas de cada artigo ou um comparativo crítico entre seus conteúdos, ok?
Obrigada por visitar o blog. Precisando estou sempre à disposição.

Professora Letícia Calderaro disse...

Cara Jessica,
fico muito feliz que meu blog possa lhe ajudar em seus estudos. No que se refere à sua pergunta, veja bem...é claro que é importante que você leia a íntegra dos livros indicados para fazer sua resenha, afinal, se seu professor pediu uma crítica é necessário que você exponha uma percepção pessoal do conteúdo visitado nos textos. Seu prazo, no entanto, é que me parece muito curto para fazer a leitura de 7 diferentes títulos. Tais circunstâncias, por vezes, estimulam os alunos a buscarem mecanismos que se mostram mais fáceis e práticos de forma a conseguir entregar suas tarefas em tempo; como você sugere: com a mera leitura de resumos retirados da internet. Não recomendaria que você lesse somente os resumos, pois afinal, ao invés de ler o texto original e completo do autor, você absorverá somente parte dele, ou melhor, a parte que o autor do resumo julgou mais importante. Você vai limitar seu conhecimento. O bacana é quando nós mesmos começamos a fazer nossos resumos. Aí sim conseguimos destacar o que foi mais importante para nós mesmos e não ingerimos somente o que tocou uma outra pessoa. Espero que tenha ajudado. Visite sempre o blog, estou sempre à disposição.

Simplício disse...

Muito obrigada! Procurei no Google e o primeiro que apareceu foi o seu,isso significa que é bom, e quando vim aqui,comprovei! ;D

Anônimo disse...

ESTOU MUITO GRATA POR TER CONSEGUIDO ACESSAR SEU BLOGGER E OBTER MAIORES CONHECIMENTOS.
VALEU MESMO UM ABRAÇO.

circe

Anônimo disse...

Como eu faço uma resenha crítica de jurisprudência (no caso, ADI 3669)?

Professora Letícia Calderaro disse...

Olá, não percebo diferenças substanciais no modo como deverá proceder. Se o texto a ser analisado é uma decisão judicial, ou os votos de cada ministro em particular, leve em conta os mesmos elementos estruturais da resenha crítica de livro, considerando o fato de que a manifestação reiterada do Judiciário sobre determinada matéria é igualmente fonte mediata do Direito. Não há o que se fazer diferente, leia o texto e faça os apontamentos metodológicos. Não se esqueça de fazer referência às datas de julgamento e de publicação do acórdão no DJ. Bons estudos!

Mirelle disse...

Olá professora Letícia!

Já havia feito resenhas críticas, mas não lembrava ao certo a sua estrutura e gostei muito da sua exposição à cerca do assunto, maneira concisa e esclarecedora.

Muito obrigada pela contribuição!Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

eu achei esse site legal/bjos (K)"

Maria disse...

Querida Professora Letícia:

Estou no primeiro ano do curso de Direito em jundiaí,e meu objetivo é tornar-me Ministra do Superior Tribunal, poderia me mandar material sobre a carreira desse magistrado.Gostaria de montar um projeto com os passos á seguir para obter êxito nessa caminhada.
Gostaria de saber tudo o que faz, rotinas,custos,retorno financeiro,premissas,quem pode me ajudar,enfim gostaria de um verdadeiro guia.
Desculpe a pretensão, e desde já obrigada por manter este espaço que tanto nos ajuda!!

Anônimo disse...

procureie na net ,como fazer uma resenha critica e seu blog foi o primeiro que apareceu ,gostei muito de suas dicas ,foram muito presiosas para mim ,justamente hoje que soube que teria que fazer uma resenha seus comentarios mim deixaram mais tranquilo.

Anônimo disse...

Preciso fazer uma resenha critica de uma musica,, entretanto a maioria dasa musicas naum passam uma msgem legal para q seja aproveitado... quais musicas vc me indicaria... q tenham conteudo suficiente para uma analise critica???
Mascara ou teto de vidro da pitty eh uma boa escolha??
obgo

Professora Letícia Calderaro disse...

Prezado anonimo,
muito bacana a idéia de se fazer uma análise crítica de uma música. Infelizmente, não conheço as letras da Pitty, mas como sugestão, para prestigiar alguém da minha geração, que tal utilizar "Que país é esse?" do Legião Urbana ? Seria interessante fazer referência que essa letra foi escrita em 1978 e que, infelizmente, ainda parece tão atual... Você poderia, por exemplo, citar situações da atualidade em um contra ponto com uma triste realidade política que vem sendo vivida há pelo menos três décadas.

Bom trabalho!

http://www.youtube.com/watch?v=-zp3igkGV5Y

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que pais é esse? (3x)

No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense
No Mato grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que pais é esse?(4x)

Terceiro Mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão.

Que pais é esse?(4x)

Anônimo disse...

Muito obrigado pela dica da musica....vou segui la.
Qndo terminar o trabalho posso coloca ele no blog pra ver se fico bom???
obgo mais umaq vez e ateh mais...:)

nassany disse...

muito obrigada!!!! é q eu sou caloura...e minha professora de produção de texto nos mandou fazer uma resenha critica(detalhe..eu nunca tinha ouvido falar nisto!!) vc me ajudou bastante...

Anônimo disse...

valeu!!! amei as dicas....precisei fazer uma resenha critica ...so que sou caloura e nunca tinha ouvido falar em resenha...muito menos critica..kkkkk....valeu pela ajuda beijoss....sanny

Alisson disse...

achei esclarecedor ,estou terminando o ensino medio fiz uma resenha otima seguindo as dicas . Obrigado!!!!

Bruna Poliana disse...

Prezada Leticia suas dicas foram muito úteis para um trabalho de literatura sobre OS BRUZUNDANGAS - LIMA BARRETO . Curso o terceiro ano do ensino médio e pretendo fazer faculdade de direitos. Obrigada

Joselio Jovino disse...

É a primeira vez que faço uma resenha, pesquisei na internet inteira e encontrei diversos tipos de resenha, e queria saber se há alguma diferença entre resenha de livros e artigos para a reseenha de um filme. Gostaria muito e sua ajuda, tipo um passo a passo, e algum modelo de cpa e folha de rosto, desde já obrigado.

jackline disse...

Adoreiii!

aline disse...

Valeeu profê.! ajudou muitoo! Obrigada.

Daiane disse...

Adorei o post, ajudou muito, parabéns pelo perfil!!!

Obrigada.

wanessa disse...

Tenho que fazer uma resenha critica sobre o desenho e o uso do computador na pratica dos arquitetos : possibilidades para o ensino,
tem como vc me dar um dica sobre como seria essa resenha critica .
obrigada.

Edilene disse...

professora letícia gostaria muito que você pudesse me dar algumas dicas passo a passo sobre como fazer uma resenha do texto "A arte de detectar mentiras"
autor:Carl Sagan
Fonte:O mundo assombrado pelos demônios

Professora Letícia Calderaro disse...

Prezada Edilene,
o roteiro postado servirá para resenhar qualquer texto. Siga os passos apontados e bons estudos !!!

jonnathan disse...

obrigado pelas duvidas esclarecidas, pois foi muito util para meus conhecidos.. ate

Rubens Monteiro disse...

Professora agradeço a ajuda pelas dicas de como fazer uma resenha crítica, sou militar moro no Rio de Janeiro e foi indicado para fazer uma resenha crítica do livro História das Guerras. E fiquei encantado com as dicas de como desenvolver uma crítica a qualquer obra. Não poderia deixar de expressar a minha admiração pela sua capacidade intelectual, e por ser uma pessoa tão jovem, ter galgado tantas conquista na vida. parabéns Leticia.

Pollyana Marquesin disse...

Boa noite, Drª Leticia.
Me chamo Pollyana, sou estudante de direito cursando o 5° periodo de Direito
e estou tendo dificuldades em fazer uma resenha da matéria de processo civil 1.
Do livro de Marcus Vinicius Rios Gonçalves 7ª edição
Págs 232 a 239.
Se for possivel me ajudar com essa resenha, uma orientação pois não sei como abordar com esse assunto.
Desde já muito obrigada!

Katia disse...

Olá, professora, achei ótima sua explicação, só gostaria de entender algo, se tiver tempo de mandar por e-mail, agradeço. kaepe9@yahoo.com.br...Estou fazendo Pedagogia e foi pedido uma resenha crítica de um texto pequeno de 2 páginas. Resumir ou colocar o que entendi do texto fica fácil mas resenha crítica? Acredito que por ser estudante, não posso colocar minhas opiniões e sim de um autor?
Ainda em grupo? Se puder me orientar sobre como fazer essa crítica, agradeço.

daniel disse...

oi professora esse texto sobre a resenha critica e muito bom pois eu vou ter de fazer uma.A minha professora explicou mas eu não tinha entendido graças a senhora eu aprendi e bom que neste mundo injusto que nos estamos ainda existe pessoas boas como a senhora
beijo
muito
obrigado

Anônimo disse...

muito obrigado mesmo pelas dicas,minha professora passou um trabalho mais eu ñ entendi bem...
valeu muito.

Anônimo disse...

olá Professora, meu nome é Franciny e estou com uma pequena dúvida, quando faço a resenha escrevo:
1 Referencia bibliográfica ou simplesmente coloco o autor e etc..?

Professora Letícia Calderaro disse...

Franciny,
a resenha deve ser um texto coeso, por isso, não há necessidade de capitulação. Indique o nome da obra e do autor, sem se atentar a regra formal. Em seguida, escreva sua análise sobre ela. Ao final da resenha, de forma destacada, indique a obra formalmente - como nota:

SOBRENOME, PRENOME abreviado do(s) autor(es) do livro. Título: subtítulo (se houver) do livro. (ou Nome do periódico, volume, número ou fascículo, paginação, data de publicação da revista ) Local de publicação: Editora, data de publicação do livro.

Exemplo

CARONE, I. Psicanálise fim de século. Ensaios críticos. São Paulo: Hacker, 1998. Resenha de: FRAYZE-PEREIRA, J. A. Da possibilidade da crítica à cultura: psicanálise e filosofia. Revista Brasileira de Psicanálise, v. 35, n. 2, p. 403-405, 2001.

Anônimo disse...

olá, meu nome é Darlin. não tenho Blog.. so queria te agradecer pois vc me ajudou muito.. e me tirou de um grande sufoco... kkk obrigado

Facebook.com/DarlinCruz1

Danillo Fernandes disse...

Esta de parabens Professora Leticia, o blog contem uma otima explicação sobre resenha critica, me ajudou bastante na construção do mesmo sobre um artigo da determinação da idade das rochas, sou estudante do curso de Geologia na UFBA e fiquei bastante satisfeito com a sua explicação, Parabens mais uma vez.

Anônimo disse...

Me ajudou muito , essa explicação .Obrigada de verdade beijos!!

Anônimo disse...

Olá, adorei o blog, bem objetivo e direto. Mas eu queria saber se essa estrutura pode ser usada em artigos de saúde? Meu professor pediu uma resenha crítica sobre um artigo de Farmaco, posso usar essa estrutura??
Obrigadaaa.... Beijo!

Letícia Calderaro disse...

Sem dúvida que sim, para qualquer temática essa estrutura é aplicável.
Bons estudos !

Natália disse...

preciso fazer uma resenha crítica de um artigo segue o link : http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=a%20compreensao%20da%20sociedade%20da%20informa%C3%A7ao&source=web&cd=1&ved=0CCYQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.scielo.br%2Fpdf%2Fci%2Fv29n3%2Fa03v29n3.pdf&ei=rb9UT_-9Oq200QHDvaXPDA&usg=AFQjCNFtS7kS0tcxzfMZ4YcsjaTw8MI0OA&sig2=kO6mc3hOKHURCmL-eIMWXQ&cad=rja

como proceder?
qual seria o correto da bibliografia
abçs parabens pelo blog

Letícia Calderaro disse...

Oi Natália,
não entendi qual é a sua dúvida.
Leia o texto, e construa sua resenha a partir da estrutura disposta aí no post. Pergunte a seu professor se há necessidade de outras referências para complementação, ou se basta o artigo analisado. Geralmente, exige-se somente interpretação do texto.
Bom trabalho.

Anônimo disse...

Muito obrigado pelas dicas, estava meio perdida entre resenha e resenha crítica, mas agora consegui discernir bem entre uma coisa e outra.valeu

Anônimo disse...

como fazer uma resenha critica do texto de aldaisa sposati desafio do sistema de proteçao social

Letícia Calderaro disse...

Anônimo, siga o roteiro!

JUCY ARAÚJO disse...

OBRIGADA PELAS DICAS PROFESSORA:
ESTOU CURSANDO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS, E CONSTANTEMENTE OS PROFESSORES PEDEM PRA GENTE FAZER RESENHA, E SE NÃO FOSSE ESTAS DICAS SEI NÃO ERA MUITO RUIM..
OBRIGADA

Letícia Calderaro disse...

Jucy! Que bom!

Anônimo disse...

me ajudou muito pois nao tinha uma ideia para minha resenha e vc me ajudou muito. muito obrigada e sucesso.tatiana oliveira

Anônimo disse...

olá Letícia, você pode mim ajudar por favor ,preciso fazer uma resenha sobre concepçoes de linguagem do texto Ligia Regina Klein , nunca fiz uma resenha critica antes, se poder mi ajudar fico agradecida.xau!

Letícia Calderaro disse...

Sim, posso ajudar!
Primeiro: sempre use a linguagem culta! "você pode mim ajudar" "se poder mi ajudar", não dá, né ? O correto é você pode me ajudar? se puder me ajudar.
Segundo: Xau? O que seria? espécie de tchau?
Terceiro: você já leu o texto da autora? antes de pedir ajuda?
Quarto: você já leu as minhas orientações da postagem?
Quinto: Se deu ao trabalho de ler os comentários anteriores? Para saber se a dúvida dos outros foi a mesma da sua, e já houve resposta?

Bons estudos, anônimo...eu acho que é anônima! Sem dedicação não há êxito!

Unknown disse...

Prezada Educadora;
Excelente suas orientações,sobre como eleaborar uma resenha.
Foi de grande valia para minha filha estudande de historia.
Espero que continue este blog que é de valia para todos.
Obrigado

Jaqueline Santos disse...

Olá Professora Letícia!
Estou no 4º semestre de Licenciatura em Matemática. Tenho uma resenha crítica pra fazer do livro: Liderança em Gestão Escolar e suas competências. Heloísa Luck. Para ser entregue dia 04/10. Tenho vaaarias dúvidas. A resenha tem limite de páginas? Índice? Subtítulos? Capa e folha de rosto? O livro é composto de vários livros dentro de um só. Para posgraduação muda alguma coisa?
Obrigada pela atenção.

Roselei Hoefle disse...

oi queria saber de vc de como posso fazer uma resenha critica do livro o monge e o executivo me da dicas.. obrigada se me ajudar

Letícia Calderaro disse...

Jaqueline e Rosilei,
basta seguirem as orientações do post. As dicas servem para qualquer conteúdo de texto, independentemente da área do conhecimento..
Bom trabalho!

giovane rodrigues da silva disse...

olá professora leticia eu estou precisando de uma ajudinha de vossa ecelência estour fazendo uma resenha critica do livro lendas brasileiras para jovens mais to meio perdido ainda pode me ajuda?
estou aguardando bjss e obrigado desde ja!.

Jackeline Pereira disse...

como fazer uma resenha critica de uma apostila?

Leticia Vitoria disse...

Adoro os pensamentos dos Grandes Filósofos do Direito! Sou fascinada pelo curso que escolhi.

Leticia Vitoria disse...

Adoro os pensamentos dos Grandes filósofos do Direito! Sou fascinada pelo curso que escolhi. Muito bom seu blog, parabéns!

Nelson disse...

Professora Letícia,
Meu nome é Nelson, faço mestrado em sociologia na Faculdade de Letras do Porto, Portugal.
Abri o seu blog por acaso e fiquei surpreso em deparar com uma pessoa tão especial, surpreso com a maneira como orienta aqueles que se socorrem da sua sabedoria, sem impor um modelo determinado de aprendizagem, relativizando as orientações conforme cada dificuldade, respeitando as especificidades de cada aluno, procurando orientar sem tecer juízos de valor. Achei mesmo fantástico, sobretudo num momento em que se discute muito os efeitos perversos da internet na formação da personalidades dos jovens.
Parabéns, Nelson

Letícia Calderaro disse...

Nelson meu caro!
Agradeço imensamente a gentileza de sua mensagem! Obrigada! Motiva-me sobremaneira a perseverar com o trabalho!
Cordiais Saudações!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India